30 março 2017

O que fazer em Trancoso?

Dicas de Viagem | Sabrina Bull

O que fazer em Trancoso

Já faz alguns anos que Trancoso deixou de ser aquela vila rústica e isolada, descoberta pelos hippies nos anos 70, para se tornar o destino turístico dos antenados e vips do país. Situada no alto de uma colina, essa pequena vila é um distrito de Porto Seguro e um dos locais mais procurados do litoral da Bahia.

Vários famosos nacionais e internacionais escolhem essa região como destino turístico, o que tem feito com que essa pequena vila se torne muito popular não só para veraneio, mas também para eventos sociais como casamentos.

Está se programando pra mergulhar nesse pequeno paraíso baiano? Então dá uma olhada nas nossas dicas.

Quando ir a Trancoso

Nessa região, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, mas no inverno chove mais. Para aproveitar as praias praticamente desertas, o ideal é ir fora de temporada. Em março, depois do Carnaval, Trancoso recebe o Música em Trancoso, um festival de música clássica, bossa nova e jazz em um anfiteatro montado no topo de uma falésia. Imperdível!

Como chegar a Trancoso

Trancoso tem um aeroporto, mas ele recebe apenas aviões de pequeno porte. O aeroporto mais próximo é em Porto Seguro, a 47km de distância. Para quem está em Porto Seguro, é possível pegar uma balsa para Arraial d´Ajuda e de lá a estrada Trancoso/Arraial de carro ou de ônibus.

Onde ficar em Trancoso

A vila de Trancoso é um distrito de Porto Seguro com uma charmosa pracinha principal, conhecida como Quadrado, e lindas praias com barracas, bares e restaurantes badalados. Para se hospedar as opções estão no centrinho da vila, no alto do morro, ou nas praias lá embaixo.

As pousadas na praia em Trancoso são as mais espaçosas, as que têm mais área verde e o maior número de quartos. São ideais para pessoas que querem relaxar na beira do mar, sobre espreguiçadeiras, comer bem e passar o dia descansando. Também são ótimas opções para famílias com crianças, já que espaço para brincar é o que não falta.

Por outro lado, o Quadrado é, sem dúvida, a área mais charmosa de Trancoso. Se hospedar por ali, pertinho das casinhas coloridas que cercam o grande gramado verde, e estando perto de restaurantes e lojas, é sempre uma boa opção. Vai de você resolver o que é melhor dentro da sua realidade.

Onde comer em Trancoso

A maioria dos bares e restaurantes abre as portas somente no final da tarde. Durante o dia, o jeito é beliscar nas barracas de praia e nos clubs das pousadas. A Barraca do Jonas tem peixe com farofa de banana e na pousada Bahia Bonita, são servidas delícias mediterrâneas, além de oferecer um sofás com almofadões para quem quiser um merecido descanso depois do almoço.

De maneira geral, você vai encontrar sabores de diversas partes do mundo em Trancoso, mas sempre com um toque baiano nos cardápios de casas tradicionais e sofisticadas como Capim Santo, Cacau e El Gordo.

O que fazer em Trancoso

Durante o dia, o programa em Trancoso é curtir as praias e as barracas, fazer algumas caminhadas que levam às vilas vizinhas, como Arraial d´Ajuda e Espelho. Depois que o sol se põe, todos os caminhos levam ao Quadrado, o centrinho da vila e o ambiente perfeito para comer, bebericar, fazer compras, sentar embaixo de uma amendoeira para apreciar o céu apinhado de estrelas ou simplesmente conferir o movimento, que se estende até a noite.

Visite a igreja do Quadrado, linda por dentro, com seus bancos e altares turquesa, e por fora, com arquitetura colonial preservada. Ela é tão fofa e tão especial que dá vontade de casar ali!

Faça também um passeio de barco pelas praias da Costa do Descobrimento. Dá para conhecer várias praias de uma vez só, fazer mergulho com snorkel em Itaquena ou Itapororoca na maré baixa.

Tags:

Sobre

Sou muito curiosa e amante de viagens a lazer. Resolvi dividir minhas experiências através desse "diário", pois acredito que os pais de hoje têm muito receio de enfrentar o novo, conhecer lugares diferentes e acabam sempre nos mesmos destinos: os grandes Resorts e a Disney. Tenho uma meta para minha família: conhecer nosso lindo Brasil de norte a Sul e uma vez ao ano explorar o mundo! Muitas aventuras que nos esperam!

@GROW2LIVE